sábado, 8 de janeiro de 2011

AMOR FESTA e DEVOÇÃO por Marlon Marcos



O palco se enfeita de rosas vermelhas, as luzes formalizam um cenário que deixa crer que ali é ora rosas ora estrelas e a aparência imediata de uma suposta pieguice vai gerando no olhar sensações de conforto que só a profunda beleza nos pode acometer.

E ela chega. Não se sabe bem se cantando ou dançando - com seus pés alados sobre um céu vermelho -, a voz emite o som da devoção, a mulher singra seus projetos imprimindo canções, umas nas outras, numa elaborada formatação intelectual da intertextualidade. Mas é a fina arte neste País; O Brasil que a cantora resolveu escrever com a voz.

Seus movimentos são o equilíbrio entre o canto e o drama. A palavra sonorizada é tal igual à dita em récitas que rasgam o céu-cenário do palco ao comando da deusa da canção brasileira. A retina do espectador se avermelha quando, impactado de paixão, ouve a cantora falar de mãe, de amor, de gratidão.

"Amor Festa Devoção", DVD recém-lançado, representa narrativas de um tempo passado e presente que Maria Bethânia oferece à posteridade. E consolida retratos do Brasil de dentro, tão esmeradamente cantado pelo olhar etnográfico desta artista nascida em Santo Amaro da Purificação.



Há quem se prenda às repetições que Bethânia sempre traz, mas para quem assiste este audiovisual e penetra na verve cênica e musical que ela imprime em seus shows, vaticina este trabalho fílmico, musical, poético, dedicado à mítica dona Canô, como obra monumental. Monumento à altíssima cultura brasileira. O sentido, ali, se grava na idéia de que o mais simples é muitas vezes o mais sofisticado. E que a feição fundamental do povo brasileiro, para além dos engendramentos industriais que geram o desenvolvimento, é a realização da festa. Sem vergonha nem preguiça, neste DVD de Bethânia, é a festa, em suas perfilações sócio-existênciais, a maior expressão do povo brasileiro.

Em "Amor Festa Devoção", aquela menina que, aos 19 anos, ganhou o Rio de Janeiro, é hoje a grande senhora de nossas produções fonográficas de qualidade, e apesar da inflexão de seu sotaque quase carioca, se mostra despudoramente baiana.

A costura musical executada pela primorosa banda à guisa orquestral de Jaime Alem, a ocupação corretíssima do palco, aquela voz que envelhece melhorando e transformando a canção popular no mais engenhoso produto artístico feito neste País, o figurino que bem veste a mulher, o repertório desfiando aparentes incongruências e a energia de transcendência que ela emite de si para quem a assiste, são compósitos de um show erguido do movimento humano mais poderoso: o amor incondicional. E todos os respingos desse sentimento raro podem ser alcançados nas imagens e no som deste mais recente trabalho lançado ao mercado por nossa Maria Bethânia.

O DVD Amor Festa Devoção é uma dança sobre estrelas no céu vermelho de Oyá.



Domingo, 12 de dezembro de 2010, 09h53 - Marlon Marcos - De Salvador (BA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário